facebook   twitter

Afinal, o que é o THEATER JAZZ?

 

De uns tempos para cá, dentro dos estúdios e escolas de dança, o termo Theater Jazz ou Theater Dance começou a ficar cada vez mais popular.

Grande parte desta popularidade veio com o crescente número de espetáculos musicais importados da Broadway, que estão em cartaz em todo o Brasil, especialmente no eixo Rio-São Paulo, como “Cats”, “Mamma Mia” e, mais recentemente, “O Rei Leão”.

Mas afinal, o que é Theater Jazz? Como ele se difere de uma aula de Jazz “tradicional”? 

Antes de tudo, temos que entender que, assim como o Jazz Dance, o Theater Jazz possui muitas vertentes e estilos diferentes!

O Theater Jazz traz elementos do Jazz Dance e do Ballet Clássico; mas, com uma abordagem mais cênica e teatral.  A coreografia, os passos e a intenção por trás de cada movimento do Theater Jazz estão intimamente relacionados com a trama da história que está sendo contada, tornando a dança um dos fios narrativos do espetáculo, aliada ao canto e à interpretação.

Essa característica diferencial se enquadra perfeitamente nos princípios educacionais do Espaço Cultural Mo Li Hua: a dança, seja qual for sua técnica, deve fazer sentido para quem está dançando. O processo e o efeito produzidos no bailarino(a) são o foco principal.

São muitos os estilos hoje difundidos dentro do Theater Jazz, porque, em tese, todo trabalho de dança, realizado num espetáculo teatral, pode ser considerado Theater Dance. Hoje, existe uma gama de espetáculos do gênero musical muito variada - desde “Cats”, que abusa dos elementos de Ballet Clássico e Jazz, ao musical "In the Heights", que aborda movimentos de Street Dance e Rítmos Latinos.

Apesar desta pluralidade nos tempos atuais, alguns nomes, como Bob Fosse e Jack Cole, marcaram a história do gênero e acabaram virando referência devido ao seus estilos característicos e às suas contribuições para a indústria.

No Espaço Cultural Mo Li Hua, o aluno é apresentado ao universo do Theater Jazz, de uma forma leve e divertida. Durante as aulas são trabalhados elementos técnicos da dança, sempre buscando desenvolver uma relação cênica com o espaço, despertando e aprimorando o estilo individual de cada um, por meio de exercícios e coreografias animadas e com estilos variados.

Desta forma, o Theater Jazz é uma boa modalidade para quem já dança outros estilos e também para quem é iniciante no mundo da dança, pois traz diferentes elementos e experiências para ambos os casos.

E cá entre nós, quem nunca sonhou em estar nos palcos da Broadway por um dia?

Espaço Cultural Mo Li Hua. Esta é a sua chance!

 

 

                                                                                                             

 

Prof. Daniel Suleiman


Workshop da Broadway

espetáculo
 
H _criação de sites
Copyright © MO LI HUA | Todos os direitos reservados